Nos2porai

25 lugares para conhecer caminhando por Santiago

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
WhatsApp

Recentemente fizemos uma viagem de uma semana para Santiago e como o tempo não ajudou muito e vários passeios foram cancelados, tivemos bastante tempo pra explorar a cidade e com isso montei esse roteiro de 25 lugares para você conhecer caminhando pela cidade. Se você começar cedo e não demorar muito nos lugares é possível conhecer tudo em um dia só, no entanto se você tiver tempo, vale a pena separar dois dias para fazer o roteiro com mais calma.

Comece pelo Palacio de La Moneda, a forma mais fácil de chegar lá é de metrô, desça na estação La Moneda e caminhe menos de uma quadra, o Palacio é a  sede da presidência e palco do golpe militar chileno, bem abaixo do prédio você tem o Centro Cultural de La Moneda, que tem cafés, lojas, exposições e mais um monte de coisa pra fazer, vale a pena dar uma passadinha pra conhecer o local. Na parte de trás do Palacio fica a Plaza de la Constitución onde acontece a troca de guarda, que eu tentei 3x mas não consegui assistir, se atente as datas, acontece em dias alternados, pares ou ímpares dependendo do mês, mas pode ser cancelada por mau tempo ou eventos e visitas oficiais que foi o que aconteceu com a gente. Dura cerca de 40 minutos, mas é recomendado chegar com uns 15 minutos de antecedência para conseguir ver de um bom local. Eh o evento gratuito mais tradicional do Chile, acontece desde 1.851.

Pertinho dali fica o Paseo Bandera a famosa rua colorida com as bolas vermelhas pra tirar foto e já vale aproveitar pra trocar dinheiro, na rua Agustinas, onde estão localizadas as principais casas de câmbio do centro.

Seguimos para o Centro China e 08 boxes pra frente fica a Distribuidora de chocolate, pra quem não resiste a uma comprinha enquanto está viajando. O Centro China é tipo uma Galeria 25 de março em Santiago, são dois andares repletos de lojas em sua maioria de chineses com tudo que você imaginar, vai de eletrônico, a roupa, passando por cosméticos, e artigos de decoração, tem literalmente de tudo um pouco.

Ah, uma informação muito importante para os amantes de café como eu, você vai encontrar muitas cafeterias, principalmente Starbucks pelo caminho, eu sempre fazia uma parada estratégica para um café de tempos em tempos e já aproveitava pra usar o banheiro. 

O bairro Paris x Londres é parada obrigatória pra quem quer se sentir na Europa mesmo estando na América do Sul. O local emana uma atmosfera romântica, com suas ruas estreitas, calçadas de pedra, um local encantador pra um passeio a dois. Lá tem várias opções de cafés, bistrôs e restaurantes além de lojas e galerias de arte. Frequentemente o bairro é palco de eventos culturais.

Recém revitalizado, o Paseo Estado tem amplas calçadas e graciosos banquinhos pra sentar e curtir essa atmosfera de lojas, restaurantes ,feirinha de artesanato e galerias, foi onde eu encontrei essa lhama que fiquei completamente apaixonada.

A Plaza de Armas, apesar de ser um local que vai te exigir bastante atenção com seus pertences pessoais é parada obrigatória, lá ficam a catedral metropolitana, o museu histórico nacional, o letreiro de Santiago, e o belíssimo prédio do correio central (foto da catedral + letreiro e estátua)

Lembre-se sempre de manter atenção aos seus pertences, ainda mais nesse trecho, ok?! E não relaxe com o fato de haver bastante policiamento, pois o que mais acontece nessa região são furtos, então não dá mole com o celular, fica esperto com a bolsa, mochila e tudo mais de valor que tiver com você.
No Mercado Central fica o famoso e gigantesco caranguejo, que você pode comer, comprar ou só olhar mesmo, já que tudo ali tem o preço bem salgadinho. A gente ficou impressionado com a variedade de frutos do mar e peixes diferentes que tem no mercado, só por isso acho que já vale o passeio. Destaque para uma loja de souvenirs que fica bem no meio do mercado, tem coisas lindas.

O Parque Florestal fica às margens do rio Mapocho, parece uma grande praça que vai se estendendo pelo coração de Santiago. Ele é rodeado por várias atrações culturais como o MAC e  o Museu de Belas Artes que são parada obrigatória para os amantes da cultura e das artes.

Que tal agora experimentar um sorvete do Emporio La Rosa? Essa sorveteria chilena super famosa, foi eleita uma das 25 melhores sorveterias do mundo. 

Um dos meus lugares favoritos em Santiago é Lastarria, uma explosão cultural e gastronômica que não tem como não se apaixonar. 

Pertinho dali fica o Cerro Santa Lucia que não abre às segundas, é gratuito e exige um pouco  esforço das perninhas para subir e a feirinha artesanal de mesmo nome que fica bem a sua frente. São pontos interessantes, muito visitados mas que caso falte tempo na sua agenda, podem ser pulados. Você já terá passado por várias feirinhas de artesanato nesse caminho, e  vista por vista, de preferência ao Cerro San Cristobal de quem vamos falar mais a frente. A manutenção e conservação do Cerro Santa Lucia nao estavam em dia quando fomos, o castelo Hidalgo que faz parte do antigo forte, estava fechado para obras e preciso frisar que não há nenhum tipo de acessibilidade, e infelizmente isso eh valido para quase todos os pontos turísticos de Santiago.

Quase ao lado da entrada principal do Cerro Santa Lucia fica a Biblioteca Nacional, um dos maiores tesouros literários do Chile, são mais de um milhão de livros, não deixem de entrar pelo menos 10 minutinhos para apreciar, e geralmente há exposições gratuitas no prédio também, me apaixonei por esse lugar.

Desse ponto, daria para continuar a tour caminhando, mas estávamos cansados e decidimos pegar o metrô, embarcamos na estação Santa Lucia, ao lado da Biblioteca e fomos até a estação Baquedano do metrô, de lá seguimos andando pela Pio Nono que é o lugar certo pro povo que gosta de curtir a noite e lá tb fica o Patio Bella Vista, um shopping a céu aberto com uma enorme variedade de opções de gastronomia 

Ao final da Pio nono você chega a uma das entradas do Parque Metropolitano, onde pode pegar o funicular para subir ao Cerro San Cristóbal, uma das vistas mais lindas de Santiago e por onde você pode acessar o Zoológico, uma ótima pedida pra quem está viajando com crianças. 

Depois de desembarcar do funicular, uma espécie de trenzinho pra morro, você pode passar quanto tempo quiser ali, e vai por mim, entre empanadas, lojas de souvenirs, vista deslumbrante e muitas fotos, o tempo passa que a gente nem vê. Se você gosta de experimentar coisas locais, aproveite para provar o famoso Mote con Huesillo – bebida doce, típica chilena, feita com suco de pêssego, vem com a fruta dentro e huesillo (grãos parecidos com milho) no fundo do copo, não posso contar pra vocês como eh porque eu não experimentei, depois de passar mal uma vez em Maceió com comidas típicas, evito coisas que podem não cair muito bem. No topo do cerro fica o Santuário da Imaculada Conceição, com uma linda imagem de 22m de altura, vale os degraus que você precisa subir.


Preste atenção no horário de descida, pois o Teleférico só funciona até as 18h30 e se você perder o último terá que ir andando até a outra entrada do Parque e vai por mim, eh longe. Descemos um dia caminhando porque o funcionamento do teleférico foi interrompido antes do horário devido a um desligamento de água e gastamos quase 1h30. A saída do teleférico fica próximo ao Costanera Center, entao se voce ainda tiver pique da pra ir andando até o Sky Costanera o mirante mais alto da América Latina, o acesso fica no -1 do Shopping e indico ir durante a semana que eh mais barato e mais vazio também. São 2 andares, o primeiro conta com um café onde você pode sentar e ficar ali assistindo um belíssimo por do sol e o segundo, mais alto, com o teto aberto, onde pode ser que você passe um pouco mais de frio ou de calor, dependendo da época do ano em que você for. Nesse dia nos ainda aproveitamos o pique que nos restava e fomos jantar na Pizaria Tiramisu, que fica ha uns 5 minutos de uber, eu super indico, mas restaurantes ja sao assunto pra um outro post.

Sites úteis

Centro Cultural La Moneda https://www.cclm.cl/

Museu Nacional de Bellas Artes https://www.mnba.gob.cl/

MAC https://mac.uchile.cl/

Biblioteca Nacional https://www.bibliotecanacional.gob.cl/

Sky Costanera https://www.skycostanera.cl/pt-br

Cerro San Cristobal + Teleferico + Funicular https://turistik.com/

Zoo https://parquemet.cl/zoologico-nacional/

Tiramisu https://www.instagram.com/pizzeria_tiramisu/

Leia Mais
Fique atualizado