Nos2porai

05 coisas que eu queria que alguém tivesse me contado antes da minha viagem para Mendoza

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
WhatsApp

Com a desvalorização da moeda argentina, muita gente tem ido pra lá e Mendoza é o destino queridinho dos amantes de vinho, a internet tá cheia de conteúdo sobre o que fazer, como e tudo mais, mas minha ideia nesse post foi juntar informações pra vocês que, mesmo eu, que consumo muito conteúdo de viagem, quase não vi ninguém falar. Então não importa se você é aquele viajante super planejado, como eu sou hoje, ou aquele que só vai vivendo a viagem, como eu era no passado, vai por mim, leia até o final que essas dicas vão te ajudar muito.

1. CUIDADO COM A QUANTIDADE DE VINHO

A gente faz passeio nas vinícolas, bebe e fica rico! Aí acaba se empolgando com os vinhos bons e muito mais baratos que aqui no Brasil. Mas segundo a Receita Federal você só poderá trazer a quantidade limite de 12 litros, equivalente a 16 garrafas. Isso vale para todas as bebidas alcoólicas, mas aí vem a boa notícia, isso não inclui o que você pode adquirir no dutyfree. Lembre-se apenas de checar e se adequar às regras da companhia aérea.

2. FAÇA O CÂMBIO POR EMPRESAS LEGALIZADAS COMO A WESTERN UNION

A primeira coisa que a gente escuta quando fala que vai pra Argentina é que devemos trocar dinheiro pelo câmbio blue, porém por ser uma cotação paralela, é preciso tomar alguns cuidados, principalmente com notas falsas. Uma das maneiras mais vantajosas e seguras de sacar dinheiro é por empresas legalizadas como a Western Union, você transfere reais, pelo site ou app da empresa e saca em pesos em uma loja na Argentina. 

3. PAGUE APLICATIVOS DE TRANSPORTE EM DINHEIRO 

Como quase todos os passeios em Mendoza envolvem vinho e a lei de tolerância a ingestão de álcool deles é zero, andar de transporte público, táxis ou aplicativos de transporte são a melhor opção. Fique atento a forma de pagamento, o preço de aplicativos de transporte (ex. Uber, Cabify) muda totalmente se você pagar no dinheiro ou no cartão. Pagando em dinheiro, o valor cai praticamente pela metade, por isso tenha sempre pesos argentinos em espécie em mãos. 

4. RESERVE SUA HOSPEDAGEM COM A OPÇÃO DE PAGAMENTO NA ACOMODAÇÃO

Seja qual for o meio de pagamento que você decida usar, é muito mais vantajoso pagar a hospedagem lá na Argentina. Se você optar por pagar com cartão de crédito ou débito internacional, você tem isenção de 21% de IVA (o ideal é que o hotel faça a conversão pelo câmbio oficial do dia e te cobre em pesos). Se você decidir pagar em espécie, que é o que eu aconselho, você terá uma redução de praticamente 50% do valor que apareceu pra você no momento da reserva em real se trocar seu dinheiro pelo câmbio blue, já que a cotação aplicada pelo site é a do câmbio oficial.

5. ORGANIZE SUA VIAGEM COM ANTECEDÊNCIA

Há muitas agências, inclusive com atendimento em português, que organizam tours guiados com transfer em Mendoza, e quase todos eles, giram em torno das vinícolas, mas fique atento que as visitas guiadas às vinícolas mais famosas e restaurantes premiados, não costumam entrar nesse circuito e precisam ser agendadas previamente pois as vagas esgotam com meses de antecedência, então é preciso planejamento pra garantir a sua vaga.

6. LEVE PESOS ARGENTINOS EM ESPÉCIE PARA FAZER COMPRAS NO DUTY FREE

O dutyfree mostra os preços em dólar, mas você pode pagar em várias moedas, inclusive em peso argentino e aí fazendo a conversão vale MUITO a pena, porque no Duty Free a conversão é feita pelo câmbio oficial, e nós trocamos dinheiro pelo câmbio blue, que vale praticamente o dobro, então, mesmo que você se empolgue, no final da viagem, entre no app da Western union, faça um pix e vá a uma loja sacar dinheiro pra levar pesos com você pra gastar no aeroporto.

7. SE ALIMENTE BEM ANTES DA VIAGEM DE VOLTA

O aeroporto de Mendoza é tão pequenininho que não tem sala VIP, são apenas 2 portões de embarque na área internacional, os poucos restaurantes que tem são fora da área segura e costumam ficar cheios, lá dentro, só tem uma lojinha de conveniência com poucas opções de lanches, então alimente-se antes de ir pro aeroporto na sua viagem de volta pra não passar perrengue.

E pra finalizar uma dica bônus, a maior parte das operadoras de celular do Brasil, tem pacote de roaming internacional ativo para os clientes pós pago sem nenhum acréscimo de valor, então antes de viajar, consulte a sua operadora e garanta uma viagem super conectada, pra você poder postar aquela foto maravilhosa no Instagram, manter o papo em dia pelo WhatsApp e ainda se localizar pelo Google Maps. Caso sua operadora não tenha, deixe para adquirir um chip pré pago já na Argentina, que é super barato e vai te garantir a mesma conectividade.

por Fabi Thiemi 

Leia Mais
Fique atualizado