Nos2porai

Egito em 17 Dias: História, Aventura e Belezas Naturais

LinkedIn

Se você está planejando uma viagem para o Egito de 17 dias, prepare-se para uma imersão completa na história, aventura e nas paisagens deslumbrantes desse país fascinante. Afinal, desde as icônicas Pirâmides de Gizé até o encantador Monte Sinai e o deslumbrante Deserto Branco, o Egito oferece uma jornada transformadora que vai além das expectativas.

Por Que Escolher um Roteiro de 17 Dias no Egito?

Essa foi nossa primeira viagem ao Egito, e ao longo de 17 dias tivemos a oportunidade de explorar o país de forma profunda. Além disso, visitar locais icônicos como as Pirâmides e o Mar Vermelho nos proporcionou uma perspectiva única. No entanto, a logística de uma viagem tão abrangente pode ser desafiadora. Por isso, para evitar problemas e aproveitar ao máximo, recomendamos contar com o suporte de uma agência especializada, como a Elo de Viagem.

Além disso, sugerimos a leitura do nosso post Como evitar perrengues no Egito para que você tenha uma viagem ainda mais tranquila e saiba como se preparar para situações imprevistas.

Nosso Roteiro de 17 Dias no Egito

Dia 1: Chegada ao Cairo

Chegamos ao Cairo por volta das 23h e chegamos ao nosso hotel por volta de 1h da madrugada. Ficamos impressionados ao ver tanto movimento nas ruas, como se fosse pleno dia. A cidade estava a todo vapor, com pessoas nas ruas, lojas abertas e um trânsito agitado. Dessa forma, logo percebemos que a vida noturna no Cairo é extremamente ativa por conta do calor do dia.

Dia 2: Pirâmides de Gizé e Museu Egípcio

Primeiramente, ver as Pirâmides de Gizé foi um dos pontos altos da nossa viagem de Egito em 17 dias. O que mais me impressionou foi saber que algo tão grandioso existe há tanto tempo e permanece como uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo. Além disso, no Museu Egípcio, os tesouros de Tutancâmon completaram a experiência histórica. Optamos por um guia que falava português durante toda a viagem, o que fez toda a diferença. Além da segurança, isso agregou muito valor com informações históricas.

Dia 3: Bairro Copta e Cairo Antigo (Sinagoga de Ben Ezra e Bazar de Khan El Khalili)

No Bairro Copta e no Cairo Antigo, exploramos a diversidade religiosa da cidade. Em seguida, fomos ao famoso Bazar de Khan El Khalili, onde nosso guia nos ajudou a encontrar rapidamente o que queríamos. Entretanto, o bazar é tão grande que eu poderia passar dias lá, explorando e fazendo compras!

Dia 4: Tour em Alexandria (Fortaleza de Qaitibay | Catacumbas de Kom El Shukafa | Pilar de Pompéia | Biblioteca de Alexandria)

No quarto dia pela manhã, fomos para Alexandria, que nos surpreendeu de várias maneiras. A cidade, além de histórica, tem um trânsito caótico, semelhante ao do Cairo, sem semáforos e com tuk-tuks andando na contramão. Apesar disso, visitar a Fortaleza de Qaitibay e a Biblioteca de Alexandria foi uma experiência cultural muito rica.

Dia 5: Voo para Aswan + Embarque no Cruzeiro + Templo de Philae + Obelisco Inacabado + Passeio à Vila Núbia

Em Aswan, embarcamos no cruzeiro pelo Nilo, mas antes de iniciar a navegação visitamos o Templo de Philae e o Obelisco Inacabado. Além disso, o ponto alto do dia foi o passeio pela Vila Núbia, onde visitamos a casa de um morador local e até seguramos um dos seus jacarés de estimação!

Dia 6: Templos de Abu Simbel + Navegação até Kom Ombo + Templo de Sobek e Hórus + Navegação até Edfu

Ainda antes de iniciar a navegação, fizemos a visita aos Templos de Abu Simbel, que foi um dos momentos mais grandiosos do cruzeiro. Logo depois, navegamos até Kom Ombo para explorar o Templo de Sobek e Hórus, um dos mais fascinantes devido à sua simetria e dupla dedicação a duas divindades. Por fim, seguimos para Edfu.

Dia 7: Templo de Hórus em Edfu + Navegação até Luxor + Templo de Karnak + Templo de Luxor + Show de Dança do Ventre

Em Edfu, visitamos o Templo de Hórus, um dos mais preservados do Egito. Logo depois, seguimos para Luxor, onde exploramos os imponentes Templos de Karnak e Luxor. À noite, assistimos a um show de dança do ventre a bordo do cruzeiro.

Dia 8: Passeio de Balão em Luxor + Vale dos Reis + Templo da Rainha Hatshepsut + Colossos de Memnon + Voo para Sharm El Sheikh

O passeio de balão em Luxor foi meu primeiro, e ver o Vale dos Reis do alto foi incrível. Entretanto, a parte mais emocionante foi o pouso, que é cheio de emoção! Depois, exploramos o Templo da Rainha Hatshepsut e os Colossos de Memnon, antes de pegar um voo para Sharm El Sheikh.

Dia 9: Sharm El Sheikh | Passeio de Quadriciclo com passeio de camelo e jantar beduíno

Nossa manhã foi aproveitada na estrutura do resort, com sua praia quase particular, sob um sol de mais de 40 graus. À tarde, nosso guia foi nos buscar para o passeio. Pilotar um quadriciclo no deserto foi muito divertido. Além disso, cobrir o rosto com turbantes ajudou a proteger da areia. Depois, andamos de camelo e participamos de um jantar tipicamente beduíno, com shows e comidas típicas. Antes de regressarmos, ainda observamos estrelas com telescópios no meio do deserto.

Dia 10: Sharm El Sheikh | Snorkeling no Parque Nacional de Ras Mohammed

O snorkeling no Parque Nacional de Ras Mohammed foi uma experiência incrível. A clareza da água e a diversidade de vida marinha foram impressionantes. Além disso, com um custo bastante baixo, de apenas 50 dólares por pessoa, incluindo almoço e bebidas, a atividade durou 6 horas e foi uma das melhores experiências do nosso roteiro no Egito.

Dia 11: Dia livre em Sharm El Sheikh + saída às 22h30 para Monte Sinai

Relaxamos nas praias e piscinas de Sharm El Sheikh antes de fazer nosso checkout e partir às 22h30 em direção ao Monte Sinai, onde faríamos a subida noturna. O trajeto de Sharm El Sheikh até lá é de aproximadamente 3 horas e passa por muitos pontos de controle, o que torna bem complexo fazer esse passeio sem o auxílio de uma agência ou receptivo local.

Dia 12: Monte Sinai e Mosteiro de Santa Catarina (subida à Montanha de Moisés às 2h e descida às 7h da manhã) + visita ao Mosteiro de Santa Catarina + traslado para Dahab

A subida ao Monte Sinai foi uma das experiências mais emocionantes do nosso roteiro de 17 dias no Egito. Assistir ao nascer do sol no topo foi surreal. Aliás, para saber mais sobre essa incrível experiência, confira nosso post detalhado: Nossa Jornada ao Monte Sinai. Depois, visitamos o Mosteiro de Santa Catarina e seguimos para Dahab.

Dia 13: Dahab | Snorkeling no Blue Hole

O Blue Hole de Dahab é mundialmente famoso e considerado um dos melhores locais de snorkeling e mergulho do mundo. A clareza da água e a diversidade da vida marinha são impressionantes, com uma grande variedade de peixes tropicais e corais coloridos. A formação geológica é um sumidouro submarino, com uma profundidade que chega a aproximadamente 120 metros, tornando-o um local espetacular para exploração subaquática.

Apesar de sua reputação como um dos locais de mergulho mais perigosos para mergulhadores em grandes profundidades, devido à sua configuração e profundidade, o Blue Hole é completamente seguro para snorkeling. A quase ausência de correntes e a excelente visibilidade fazem dele um local tranquilo para nadar, flutuar e observar as maravilhas submarinas.

Além disso, o Blue Hole é um dos principais pontos de apneia (mergulho livre), com muitas escolas de mergulho oferecendo treinamentos. Enquanto fazíamos snorkeling, foi possível ver as linhas de descida utilizadas pelos apneístas para treinar.

Curiosamente, o Blue Hole também é cercado por uma rica história local. Próximo à área de entrada, há um cemitério de mergulhadores, onde várias placas homenageiam aqueles que perderam a vida em tentativas de atravessar o arco submerso a mais de 50 metros de profundidade. Entretanto, para os praticantes de snorkeling, a aventura permanece totalmente segura e oferece uma experiência visual inesquecível.

Dia 14: Volta para o Cairo

Após aproveitar nossa última manhã no resort em Dahab, pegamos o voo de Sharm El Sheikh de volta para o Cairo, onde nos hospedamos com uma vista para as Pirâmides de Gizé, uma experiência que ainda não havíamos tido durante a viagem. A sensação de acordar com essa vista foi simplesmente indescritível e marcou nosso retorno à capital.

Dia 15: Deserto Branco e Bahariya Oasis Tour

Logo pela manhã, nosso guia veio nos buscar no hotel para irmos ao Oásis de Bahariya, uma viagem de aproximadamente 3 horas. Durante o trajeto, ele nos contou várias curiosidades sobre a vida local, incluindo o fato de que os postos de gasolina nas estradas pertencem ao governo, algo que chamou nossa atenção.

Ao chegar, fizemos nosso check-in no hotel e depois iniciamos nossa exploração pelo Deserto Preto, famoso por suas colinas cobertas de rochas vulcânicas escuras, que contrastam com o solo arenoso. Em seguida, fizemos uma parada na Fonte Termal de El Haize (também conhecida como St. George Oasis), onde pudemos relaxar e almoçar, recarregando as energias para continuar o passeio.

Nossa próxima parada foi a Montanha de Cristal, uma impressionante formação geológica composta por cristais de quartzo brilhantes, criando um espetáculo visual único. Depois, seguimos para o Vale de Agabat, conhecido por suas formações rochosas esculpidas pelo vento, que criam paisagens surreais, como se fossem de outro planeta.

Por fim, chegamos ao ponto mais aguardado do dia: o Parque Nacional do Deserto Branco, famoso por suas formações calcárias que, ao pôr do sol, brilham em tons dourados. Assistimos a um dos pores do sol mais lindos de nossas vidas, com as formações brancas contrastando com o céu alaranjado. Além disso, o passeio pelas dunas foi emocionante e nos lembrou as dunas de Natal, no Brasil.

Dia 16: Morro dos Ingleses + plantação de tâmaras + lagoa salgada + Fonte termal de água quente + volta para o Cairo

Neste dia, visitamos o Morro dos Ingleses, um ponto elevado com uma vista panorâmica incrível sobre o deserto. Em seguida, exploramos plantações de tâmaras, uma das principais culturas da região. Tivemos também a oportunidade de relaxar em uma fonte termal natural antes de retornar ao Cairo.

Dia 17: Dia livre e retorno ao Brasil

Aproveitamos o último dia no Cairo para descansar no hotel Fairmont Nile City e fazer algumas compras antes de pegar o voo de volta ao Brasil, encerrando assim nossa inesquecível jornada de 17 dias pelo Egito.

Conclusão
Essa viagem de Egito em 17 dias nos levou a explorar o país de maneira profunda, com cada parada proporcionando novas descobertas. Desde as Pirâmides de Gizé até o deslumbrante Monte Sinai, nosso roteiro de Egito em 17 dias foi uma verdadeira imersão nas maravilhas do país.

Leia Mais
Fique atualizado
Elo de viagem
Transforme
seus sonhos de viagem agora.

Conforto, segurança e localização ideal em hospedagens.

Voos , seguros e com ótimos preços.